Os fotógrafos Giácomo Mancini e Carol Dantas e os artistas plásticos Aldinho Mendonça e Thiago Bols se reuniram para uma mostra de fotografias e artes plásticas durante o mês de dezembro na Fastframe Salvador, na Ladeira da Barra.

Os quatro vão mostrar visões pessoas da Bahia: suas paisagens, personagens e suas festas.

Ao todo serão 40 obras que ficarão expostas na nova galeria de artes da Fastframe no andar superior da loja, com visitação aberta ao público.

A ideia é aproveitar o fim de ano, da retomada gradativa da economia e a proximidade do Natal para que as pessoas possam se encantar com as obras e, se quiserem, levar as que mais gostaram para casa, na hora.

Arquitetos e design de interiores são o público alvo da mostra, já que eles ajudam os clientes a escolher obras para casas, apartamentos, lojas e clínicas.

Essa é a primeira mostra na nova galeria que foi reformada e ambientada para melhor expor fotografias e obras de arte.

A mostra Quatro Em Cantos, será aberta a visitação no dia 04 de dezembro, às 09hs.

Os artistas:

Aldinho Mendonça – Aldinho Mendonça costuma dizer que a arte que nasceu com ele, na Península Itagipana. Foi lá que, aos 13 anos, desafiou a arte ao ser convidado, e pintar, um mural numa casa. Uma estreia num estilo que marcaria a obra do artista: Igrejas, Elevador Lacerda, Saveiros…temas ligados a Salvador, mas que sempre passaram ao largo de acarajés, berimbaus e capoeira. A arte continuou presente mesmo quando Aldinho passou a trabalhar com moda. O talento emprestado para o design. Mas nunca abandonando os pincéis e as telas. Suas obras já estiveram em dez exposições na Bahia e em São Paulo. Agora, dedicado inteiramente à arte, Aldinho tem criado mais, feito trabalhos que deixam o artista orgulhoso. Ultimamente tem experimentado a técnica do nanquim sobre papel, em obras que falam de Salvador e de suas igrejas.

Carol Dantas – Carol Dantas é formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas

É sócia da Bahia Comunicação e sempre foi apaixonada por fotografia. Ficou um tempo um pouco distante das câmeras fotográficas. Em 2011 diz, foi raptada de volta ao mundo regido pela luz.

Os temas prediletos de Carol são as Festas Populares “não posso deixar de registrar nossas festas e a cultura de um povo que, seguindo a sua tradição, religião, fé ou somente por gostar de festa, nos proporciona belas imagens”, diz.

Recôncavo Baiano – “Sou apaixonada pelo Recôncavo Baiano. Não conheço um lugar com tantas referências às raízes da nossa terra Bahia. O negro, o mulato e lá mais especificamente os Quilombolas dessa região guardam na pesca, nas crenças, no olhar um traço vivo de um povo sofrido mas feliz por poder viver, hoje, livre e preservando sua cultura.”.

Giácomo Mancini – Giácomo Mancini é baiúcho. Nasceu no Rio Grande do Sul , mas desde 1997 está em Salvador. De mala, cuia, acarajé e moqueca.

É jornalista por formação e sempre esteve ligado à fotografia. Como correspondente do Jornal Zero Hora em Pelotas e Caxias do Sul, era responsável pelas reportagens e fotografias tanto de assuntos gerais como esportes. Depois se dedicou reportagem de televisão. Mas nunca abandonou a fotografia. Ou fazendo fotos por hobby ou ajudando os cinegrafistas na direção de imagens. Agora está mais dedicado a fotografia profissional com foco em decoração de ambientes. Os grandes planos são a fascinação de Mancini. Mas ele também têm exercitando a fotografia de retrato e ensaios.

Giácomo Mancini já participou de várias exposições coletivas. Primeiro com o Mar da Bahia que fez um circuito no Shopping Barra e Shopping Paseo, em Salvador, e foi exibida também no Projeto Tamar, na Praia do Forte.

Também participou da Exposição Agosto das Artes, no Palacete das Artes, em 2019.

Em 2020, participou de duas Exposições no MAM, o Museu de Arte Moderna da Bahia. Na Capela, com a fotografia “Os Olhos da Igreja” e com mais duas fotos Salão Principal do MAM.

Thiago Bols – Thiago Almeida Santos, nome completo do artista, é bacharel em Artes Plásticas pela UFBA. Sua poética visual consiste em revelar personagens das grandes óperas através das faces afro brasileiras. Natural de Salvador, segue a linha expressionista com um discurso de empoderamento feminino, miscigenação e sustentabilidade. Antenado com as linguagens contemporâneas, mistura o bidimensional com o tridimensional, momentos de explosão das cores e o minimalismo em preto e branco. Utiliza a técnica do papel machê, tecidos e objetos. No cenário artístico atua como maquiador, cantor, diretor de arte e cenógrafo.

A Fastframe – A Fastframe é uma loja especializada em molduras e impressão fine art. Têm duas unidades em Salvador, uma na Ladeira da Barra e outra no endereço nobre da decoração, na Alameda das Cajazeiras. A variedade de molduras é uma das maiores de Salvador. Das clássicas às modernas, são dezenas de modelos que valorizam ainda mais a arte. E além de poder comprar obras prontas de artistas locais e nacionais e reproduções de artistas de várias partes do mundo, a Fastframe tem um serviço de impressão em Fine Arte com máquinas de última geração e papéis especiais para transformar suas fotografias sempre em obras de arte.