O Núcleo Socioemocional apresenta uma proposta inovadora no cuidado do Ser em sua completude. Em parceria com o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa de educação Socioemocional, desenvolve um espaço seguro onde todos os sentimentos e emoções possam ser vistos e acolhidos.

“O entendimento da educação como uma prática social compõe o comprometimento do nosso projeto com o coletivo: o socioemocional expande-se para além das quatro paredes da sala de aula e dos muros da escola, no caminho da construção de uma sociedade mais saudável integralmente. Somos cada vez mais uma escola que sente”, ressalta a Patrícia Rocha, diretora pedagógica.

Além da implementação do LIV, o Ser Integral contará com diversas ferramentas que criam espaços de acolhimento, escuta e desenvolvimento como a parceria com a Clínica Holos – maior clínica de saúde mental da Bahia; projetos pedagógicos para integrar as habilidades essenciais de forma prática; palestras, workshops e escola de pais.

Vale informar que uma pesquisa da UNICEF mostrou que 72% dos adolescentes no Brasil sentiram necessidade de pedir ajuda em relação ao bem-estar físico e mental durante a quarentena. Além disso, a consultoria internacional MCKinsey sinalizou que 30% a 40% dos empregos do futuro vão demandar habilidades socioemocionais.

“Acreditamos no ensino e na aprendizagem de habilidades socioemocionais como pilares para um desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo todo o suporte para lidar com esses desafios do presente e do futuro”, conclui Viviane Uchôa, psicóloga e coordenadora discente do ensino médio.