O samba vai invadir o palco do Projeto Tamar que recebe pela primeira vez a força e a singularidade da Cantora e Compositora Mariene de Castro, que apresentará o show “Maria das Marias”, em homenagem às mulheres do samba. O show acontece no dia 19 de agosto, a partir das 20h, a convite do programa Inspirando Mulheres Empreendedoras Bahia. A noite ainda contará com show de abertura da apresentação cultural “Os Paparutos”, das Comédias de Dona Edith. Os ingressos estão à venda no site Sympla.com.br e na Bilheteria do Projeto Tamar da Praia do Forte.

No palco do Projeto Tamar, Mariene de Castro apresentará o show “Maria das Marias”, em homenagem às mulheres: Mulheres do samba, Vestidas de música. Clara, Beth, Ivone, Jovelina, Clementina, Elba, Teresa, Elis, Bethânia, Leci, Alcione, Elza e tantas Marias das Marias. Donas, Damas, Rainhas, Madrinhas, Guerreiras do Brasil. Tantas Marias. Marias de tantas lutas. Marias de melodias. Marias de tantas lágrimas. Marias de tantas vitórias.

Nascida em Salvador e radicada no Rio de Janeiro, Mariene de Castro despontou no cenário musical brasileiro identificada como uma força da natureza. Roque Ferreira – seu conterrâneo e um dos compositores preferidos da cantora – intuiu certa vez que Mariene nunca subia ao palco sozinha: alguma força superior entrava com ela em cena e impregnava sua música. Calcada em tradições afro-brasileiras e do candomblé, trazendo na instrumentação referências de várias nações africanas, influências indígenas, do samba de roda, chulas, coco, maracatu, ijexá e jongo, o trabalho de Mariene reverencia a cultura popular, assim como resgata a memória musical que ela traz de suas raízes ancestrais.

Show de abertura: “Os Paparutos” é uma encenação que faz parte das “Comédias de Dona Edith” na qual mulheres cantam e dançam apresentando algumas comidas típicas: moqueca, caruru, vatapá, abará, entre outras produzidas na cozinha de uma certa Iaiá Madmolência. “As Comédias de Dona Edith de Praia do Forte” constituem-se em uma manifestação artístico-cultural em formato de espetáculo que expressa formas identitárias de grupos tradicionais, baseado na cultura popular e encenado por moradores da comunidade. Suas representações remetem aos cantos populares – um amálgama, provavelmente, de origem indígena, portuguesa e africana – e se semelham a uma ópera popular. Reconhecidas pela comunidade de Praia do Forte, “As Comédias de Dona Edith” são, portanto, um patrimônio cultural, de natureza imaterial, o qual vem sendo transmitido de geração a geração.