Em um sábado (11/01) de muito sol, o Para Praia bateu o record de 83 pessoas, de 2018, com 100 usuários participando do banho de mar adaptado na segunda semana do projeto na Praia de Ondina. Das 8 às 12 horas, o movimento foi intenso nas rampas de acesso à praia, que receberam deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida em busca do banho de mar, o principal lazer de Salvador. A sétima temporada marca o retorno do evento para sua praia oficial em Ondina, onde permanece, sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro. O projeto será encerrado, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari.

O Para Praia é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

Entre os 100 usuários, alguns foram tomar banho de mar pela primeira vez, como Josué Oliveira, que há 37 anos não entrava no mar. Segundo os familiares, desde que sofreu um acidente aos 22 anos, ele não consegue expressar seus sentimentos com a voz, mas que ficou muito ansioso ao saber que iria tomar banho de mar e não dormiu na véspera de realizar do sonho.

Todo estiloso e de óculos escuros de armação amarela, desde o primeiro dia o digital influencer Rafael Silva Santos vem relatando, no Youtube e no Instagram @rafatech1101, as suas experiências como usuário infantil do projeto. “Sempre fui a praia com a minha mãe, mas aqui no Para Praia é mais divertido. É também uma ótima oportunidade para as crianças entrarem no mar com segurança para nadar”, comenta.

O principal lazer de verão dos baianos, em Salvador, há seis anos o banho de mar foi estendido para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade. Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é promovido com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.

O projeto acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais. Entre os lounges, destaque para o Espaço Braskem, onde não faltam sombra e água fresca, além do descanso garantido pelas cadeiras criadas com o selo do plástico verde da empresa. Muitos disputada pelos banhistas, as boias da Braskem também deixam o banho de mar mais divertido pelos usuários com mobilidade reduzida. Na saída do mar, o Chuveirão do Salvador Shopping garante o banho de água doce e refrescante para tirar o sal, O shopping também oferece toalhas para maior conforto na saída do banho.