Os atores baianos Antonio Pitanga, Ivana Chastinet e Frieda Gutmann e o maquiador e cabeleireiro Déo Carvalho serão os homenageados do 25º Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia de entrega da premiação acontece no próximo dia 13 de junho, às 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Pitanga será reconhecido pelos quase 60 anos dedicados à cultura. Ex alfaiate, sapateiro, gráfico e carteiro, Pitanga chegou ao mundo das artes pelo Movimento Cinema Novo, quando se torna um dos atores preferidos de Glauber Rocha. “Pitanga é um ícone da cena brasileira. Um baiano que nasceu no teatro, viveu as agruras do que era ser ator naquela época na Bahia e se tornou um símbolo de talento e resistência”, destaca Luiz Marfuz, diretor artístico da cerimônia.

Outro homenageado da noite será Déo Carvalho, cabeleireiro e maquiador há mais de trinta anos. Nascido em Cruz das Almas (BA), Déo é ator formado pelo Curso Abrindo Portas, de Walter Rozadilla, além de dançarino e coreógrafo. Carvalho foi o responsável pelo cabelo e maquiagem de vários espetáculos, como: Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia, Escândalo e Todo Mundo tem Problemas Sexuais. “Déo Carvalho é para nós um anjo do teatro baiano. Ele sempre apoia as produções teatrais com seu ateliê de beleza e vibra junto aos artistas com o resultado”, ressalta Marfuz.

A cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro prestará, ainda, homenagens póstumas para a atriz e diretora teatral Ivana Chastinet, falecida em agosto de 2017, aos 54 anos de idade; e para a atriz Frieda Gutmann, que morreu em janeiro de 2018, aos 67 anos. “Frieda e Ivana foram duas atrizes guerreiras, cada uma no seu palco, mas ambas juntas na defesa da dignidade da profissão”, afirma o diretor artístico da cerimônia.

Frieda Gutmann_002_preview Ivana Chastinet 002_preview Deo Carvalho - DSC_0213_preview