Com a Páscoa chegando, já bate aquela vontade de ter uma mesa cheia de comidas deliciosas. Mas mesmo que a orientação seja para evitar aglomerações, esse momento não precisa passar em branco. Para comemorar a data sem sair de casa, a professora Luisa Talento, coordenadora do curso de gastronomia da UNIFACS, reuniu dicas para fazer receitas práticas, valorizando ingredientes mais comuns de se ter em casa e ainda assim fazer um prato delicioso e que saia do comum do dia-a-dia.

“Ter uma boa alimentação é essencial no período da quarentena. Ela reforça o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente. Daí a importância de optar sempre por alimentos ‘in natura’ e menos processados como por exemplo verduras, legumes e frutas”, afirma Luisa.

Fricassé de frango com canela

Ingredientes:

1 frango

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola

1 colher de sopa de azeite

3 gemas de ovos

2 limões pequenos

salsinha

1 colher de chá de canela

sal, pimenta do reino q.b.

Preparo:

Cortar o frango em pedaços grandes, temperar com sal e regar com metade do suco de limão. Deixe nesta marinada por 2 horas. Aquecer uma panela, derreter a manteiga junto com o azeite de oliva. Fritar bem os pedaços de frango de todos os lados. Quando o frango estiver dourado, colocar a cebola picada, dourar, juntar um pouco de água e deixe ferver. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobrir a metade do frango. Cozinhar até amolecer o frango. Se necessário, adicionar mais água à medida que for reduzindo. Por último, preparar o fricassé: colocar as gemas de ovos numa tigela, juntar um pouco do molho do frango (ainda quente), o restante do suco de limão, a salsa picada, a canela, sal e pimenta. Juntar esta preparação ao frango e misturar rapidamente até que fique cremoso. Servir imediatamente.

A receita de fricassé de frango é de Ely Fujyama, professora da disciplina de Cozinha Internacional, do curso de gastronomia da UNIFACS. Ela faz uma observação a respeito da receita: Um detalhe importante é que este prato não pode ser reaquecido, porque o molho vai perder a textura e pode “talhar” (perder a cremosidade). Arroz branco é um bom acompanhamento para esta refeição. A professora Ely também comenta uma curiosidade sobre a iguaria: a receita original é feita com pato.

Bacalhau à Assis

Ingredientes:

700g de bacalhau dessalgado

4 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

1 dente de alho picado

4 batatas médias raladas

3 cenouras médias raladas

1 pimentão vermelho cortado à julienne

50g de presunto cru cortado em tiras

3 ovos batidos

16 azeitonas pretas

Salsinha picada à gosto

Preparo:

Para esta receita, pode-se utilizar o bacalhau já desfiado que é mais prático e mais barato. O primeiro passo é dessalgar o bacalhau, deixando de molho na água dentro da geladeira, trocando de água diversas vezes até que o ponto do sal esteja adequado. Depois de dessalgado, lavar e escorrer o bacalhau. Em uma frigideira aquecer o azeite, então refogar a cebola e o alho. Começar a refogar a cenoura, depois a batata e, por fim, o pimentão. Cozinhar até amaciar todos os ingredientes. Acrescentar o bacalhau desfiado e o presunto. Depois de 10 minutos, adicionar os ovos batidos e mexer bem, sem deixar endurecer demais. Arrumar as azeitonas em volta do bacalhau, salpicar com salsinha e servir.

Bacalhau à Assis também é uma receita da professora Ely Fujyama, que dá uma dica preciosa para este prato para quem deve maneirar no sal: Reduzir a quantidade de presunto, para que não fique tão salgado.

Mesmo após o prato principal, nenhuma refeição está completa sem uma boa sobremesa. Então, a receita para essa refeição é o Creme Dadaia, da professora Adriana Kelle, da disciplina de Confeitaria da UNIFACS.

Creme Dadaia

Ingredientes:

Creme de manteiga

100g clara (aproximadamente 3 ovos)

100g de açúcar refinado (

½ xícara )

200g de manteiga sem sal gelada

Cobertura de chocolate

1 lata de leite condensado

1 cx de creme de leite

80g de cacau em pó

100g chocolate meio amargo ralado

Recheio de biscoito

1 pct de biscoito de maisena

100ml de leite

1 colher sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo:

Cobertura

Coloque o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó numa panela, mexa até atingir ponto de brigadeiro e reserve.

Creme

Faça um merengue francês. Coloque as claras para espumar, assim que levantar espuma, despeje o açúcar refinado aos poucos, deixe bater até que a mistura fique fofa e brilhante. Reserve. Coloque na batedeira a manteiga gelada e bata até que se forme um creme esbranquiçado, coloque 1/3 do merengue e bata novamente, depois acrescente os outros 2/3 e repita a operação.

Recheio

Misture o leite e o achocolatado em pó num recipiente.

Montagem

Num refratário de vidro faça uma camada de creme de manteiga, depois molhe os biscoitos de maisena, um a um, e arrume em cima do creme, faça a mesma operação até terminar com a cobertura de creme. Coloque a cobertura de chocolate (já fria) em cima do creme de manteiga. Finalize com o chocolate meio amargo ralado e leve ao congelador por uma hora.