A Strike Games, desenvolvedora de games de cunho pedagógico, lança no próximo dia 03 de novembro, no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira – Muncab, das 14h às 16h, o jogo Revolta dos Búzios – 220 anos. Esse é o terceiro jogo da empresa que busca resgatar nos jogos a cultura do povo preto baiano e conta com músicas de Tonho Matéria.

Em 1798, ocorreu uma revolta separatista. Ela teve diversos nomes: Revolução dos Alfaiates, Revolta das Argolinhas, Conjuração Baiana e aqui vamos chamá-la de Revolta dos Búzios. Influenciada pela Revolução Francesa, a revolta baiana teve como lema os dizeres “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”.

O fato envolveu seis soldados da tropa paga, cinco alfaiates, três oficiais militares, dois ourives, um pequeno negociante, um bordador, um pedreiro, um professor, um cirurgião e um carpinteiro. Ao todo, 33 pessoas foram processadas por tentarem promover o levante na cidade de Salvador contra a dominação Portuguesa.

No 04 de março de 2011, os quatro protagonistas da Revolta dos Búzios (os alfaiates Manoel Faustino e João de Deus, e os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga) foram considerados heróis devido à importância que tiveram para o Estado Brasileiro. Também foram incluídos no livro dos Heróis Brasileiros. A revolta também contou com a presença feminina, dentre elas, Ana Romana.

O aplicativo gamificado alterna entre o virtual e o real. É do gênero point and Click, com influencias de Graphic Novel, é produzido pela Strike Games em parceria com a Nix Gamelab. A idealização é do game designer Alexandre Santos.