No dia 23 de abril, às 20h, a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) será palco de show do cantor e compositor baiano Ronei Jorge, em mais uma apresentação de “Entrevista”, primeiro disco solo do artista, incluído nas listas da Rolling Stone Brasil e da Bravo! entre os melhores de 2018. A noite integra a programação da “Terça da Música”, que mantém pautas todas as terças-feiras neste espaço. Ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e já estão à venda nas bilheterias do TCA e pela Ingresso Rápido.

“Entrevista” tem sonoridade oscilante entre vigor e sutileza, subversão e encantamento, explorando facetas diversas da música popular brasileira e criando uma obra de assinatura marcante. Se evidenciam os vocais das instrumentistas Aline Falcão (teclado, piano e sanfona) e Carla Suzart (baixo), que dividem protagonismo com a voz de Ronei, lembrando uma atmosfera de conjuntos da década de 1970, numa convivência harmônica entre tradições e atualidades. Maurício Pedrão (bateria) e Ian Cardoso (guitarra) completam a banda, batizada de Dziga Tupi, que constrói coletivamente os arranjos do álbum junto com o artista. Na turnê desde o lançamento em junho passado, Carla Suzart é substituída por Taciano Vasconcelos, no baixo, e Luisa Muricy, na voz.

A produção musical de “Entrevista” é de Pedro Sá, mesmo de “Frascos Comprimidos Compressas”, segundo e último CD da banda Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, em que esteve à frente entre 2003 e 2010. Tudo vem reprocessado por anos e anos de cultura pop, de olhares atentos, mas resistentes à caricatura. “É um trabalho que se desdobra a partir do que eu muito vinha revirando e ouvindo. As vozes femininas presentes em trabalhos de Tom Jobim, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Caetano Veloso acabaram por ser inspiração para um desejo novo. Vem dessas vozes o ponto de partida estético, assim como a influência mineira e a brasilidade passível de ser colocada no rock”, descreve Ronei. Assim surgem molduras de frevo, samba, xote, ainda que as músicas não se pareçam de cara com nenhum desses gêneros. Canções para cantar junto, emocionar e causar estranhamento. Cheias de encontros, arestas e contradições.