O prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinou a lei Nº 9.789/2024 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos shopping centers disponibilizarem aparelhos abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar do documento ter sido assinado no último dia 11, alguns estabelecimentos da capital já oferecem os equipamentos. É o caso do Salvador Shopping e do Salvador Norte que, desde abril do ano passado, contam com este serviço.

“O objetivo é proporcionar mais conforto sensorial para este público ou para quem apresenta hipersensibilidade auditiva, oferecendo mais tranquilidade durante o passeio no shopping”, explica Renan Lopes, gerente de marketing do Salvador Norte, que possui 10 equipamentos à disposição dos clientes.

Já o Salvador Shopping possui mais de 60 abafadores. “Estamos sempre buscando criar um ambiente cada vez mais inclusivo. Além dos abafadores, realizamos no último sábado de cada mês, das 9h às 10h, a Hora Silenciosa, momento voltado para pessoas com TEA, em que reduzimos os sons, os estímulos visuais e adotamos outras ações para deixar a visita mais agradável e inclusiva para este público”, afirma Marianna Muniz, gerente de marketing do Salvador Shopping.

Os abafadores de ruídos podem ser solicitados gratuitamente. Para realizar o empréstimo, o cliente do Salvador Norte deve se dirigir ao Espaço Cliente (piso L2) e o do Salvador Shopping podem retirar nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2. É preciso fazer um breve cadastro; não existe limite para o tempo de utilização e os equipamentos são higienizados a cada uso.

Estacionamento | As famílias que possuem membros com TEA também podem entrar e sair mais rápido dos centros de compras, afinal, os empreendimentos contam com vagas de estacionamento exclusivas, sinalizadas no piso com a fita símbolo da conscientização do autismo e placas indicativas na parte superior. As áreas estão localizadas próximas às principais entradas que dão acesso ao mall e para utilizar não é exigido nenhum documento, contando apenas com a cidadania e a consciência dos usuários.