Doze dos mais de 100 saraus realizados pelo Theatro XVIII entre os anos de 1997 e 2010, na gestão de Aninha Franco e Rita Assemany, foram reeditados e adaptados para a plataforma digital YouTube. O primeiro audiovisual, batizado de Sarau da Saudade, realizado no dia 6 de agosto de 2001, com a participação da cantora Maria Bethânia, será disponibilizado no canal da Republica Af, no Youtube, a partir de amanhã (18), às 19h30.

Esta primeira versão traz registros da apresentação original da cantora recitando poemas de Elizabeth Bishop e de outros autores, intercalados com participações atuais, gravadas nos últimos dias, no palco da República AF, com os artistas Ricardo Castro, Will Carvalho e o violinista Rudnei Monteiro, além da participação da atriz Nadja Tirenko, na apresentação original em imagens inéditas captadas naquele dia.

Para as próximas 12 semanas estão previstos programas com as obras de Clarice Linspector (uma homenagem ao seu centenário), Ascenso Ferreira, João Cabral de Mello Neto, Hannah Arendt, Manuel Bandeira, Jorge Luís Borges, dentre outros.

Os programas serão disponibilizados sempre às segundas-feiras, pontualmente às 19h30 – horário em que os saraus eram apresentados ao vivo – o público poderá conferir uma edição atualizada, misturando novas e antigas (originais) gravações, durante as próximas 12 semanas. Vale lembrar que os programas tem tradução para a linguagem sinais (LIBRAS).

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal – a dupla escolheu o Sarau da Saudade – mais do que oportuno nestes tempos atuais – que contou com a presença luxuosa da cantora Maria Bethânia, artista convidada da edição do dia 6 de agosto de 2001.