Depois de sair do Recife e passar pelo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Alagoas a série Expedição Nordeste desembarca neste sábado (30) na Bahia, em um ciclo que conta com cinco episódios especiais em Salvador, Boipeba, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina, sempre a partir das 18h30. A produção é assinada pela Têm Dendê Produções e exibida no canal Smithsonian Channel (Claro 590 / BluTV 384). A série é apresentada pelos irmãos Caiã e Tauã Cordel, filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel e líderes da banda Tribo Cordel.

No primeiro episódio em Salvador, neste sábado (30), os irmãos fazem uma tour pelos principais pontos turísticos da Cidade Baixa e Cidade Alta. Durante a conversa com um professor de música, eles aprendem sobre a história da música local. A expedição continua e na praia da Ribeira a diversão é o slackline. Na hora dos desafios, eles precisam escolher entre o asfalto e a grama. O desafio de Tauã começa no Farol da Barra e ele precisa pedalar até o Farol de Itapuã. No Parque da Cidade Caiã faz um exercício funcional de boot camp.

Segundo episódio da série em Salvador, na quarta (03) Caiã e Tauã Cordel visitam o Porto da Barra, navegam em um caiaque transparente e ajudam a ONG Biota Aquática na limpeza da água da praia. Na hora dos desafios, precisam escolher entre música e competição. Tauã vai ao encontro de Valmir das Biribas em uma oficina de berimbau e recebe dicas de qual madeira e cabaça são as melhores para a construção do instrumento. Caiã visita um kartódromo e recebe aulas de como pilotar um kart. No final a dupla encontra o cantor Lincoln Sena e juntos fazem um número musical.

No terceiro episódio, no dia 06 de fevereiro, os irmãos se despedem de Salvador e seguem rumo a Boipeba. Para chegar ao destino é necessário fazer uma travessia de lancha. Depois do deslocamento eles finalmente atracam na Ilha e fazem um passeio pelo local, onde visitam o Museu dos Ossos e depois vão ao encontro de Guido, um pescador nativo que tem o hábito de pescar lagostas. Com ele, a dupla vive uma experiência inesquecível. Os desafios envolvem água e dendê. A escolha de Caiã proporciona a ele um dia de artesão, enquanto Caiã vive grandes aventuras na prática do skimboard. O encerramento é cultural e os irmãos assistem uma apresentação do grupo cultural Bumba-meu-Boipeba.

No episódio que vai ao ar no dia 10 de fevereiro, os irmãos chegam em Morro de São Paulo. Eles fazem um caminho alternativo e circulam de carro em um dos poucos pontos em que o uso do veículo é permitido. Eles são convidados a pular de uma tirolesa com 71 metros de altura e 345 metros de extensão. Na hora dos desafios, as opções são vela ou carrinho. A escolha de Caiã o leva a um passeio de barco a vela. Já Tauã tem que subir ladeiras executando uma atividade muito comum na região.

Encerrando o ciclo na Bahia, no episódio do dia 13 de fevereiro, eles saem de Morro de São Paulo em direção a Andaraí, um paraíso na Chapada Diamantina. A aventura começa com um passeio pelas águas tranquilas e escuras do mini pantanal de Marimbus. Depois, eles têm a oportunidade de visitar a Lagoa da Água Branca. Na hora dos desafios, eles testam os limites em uma aventura nos paredões de pedra da Chapada Diamantina. A escolha de Caiã o leva a uma escalada sem cordas. Já Tauã vai explorar a Gruta da Marota, em um percurso com mais de 4 km onde é possível ver pinturas rupestres e formações rochosas.

Compartilhar