A Intimissimi, marca italiana de lingerie e loungewear, que na capital baiana tem lojas nos Shoppings Barra e Salvador, comandadas pela empresária Renata Andrade, reforça no Brasil seu compromisso em desenvolver um ambiente sustentável e de menor impacto ambiental. Dias antes do Dia da Amazônia (05) e após o lançamento da Green Collection – primeira coleção-cápsula sustentável da Intimissimi -, a empresa aderiu ao Selo Eureciclo.

Criado pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos, e o Selo Eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nessa equação, as marcas pagam pelo serviço de forma proporcional à quantidade de embalagens vendidas e distribuídas por elas, de modo a compensar o impacto ambiental gerado pela circulação dessas embalagens.

O valor destinado a startup é repassado às cooperativas de reciclagem que comprovam estar operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo, que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o seu compromisso com a reciclagem.

O Selo Azul, ao qual a Intimissimi aderiu e que firma a compensação de 100% das embalagens distribuídas, garante que o peso correspondente a estas embalagens seja reciclado por cooperativas certificadas e remuneradas pelo Eureciclo – o que promove uma profissionalização dessa indústria no Brasil, que atualmente recicla somente 3% do lixo gerado.