A história das últimas cinco décadas do teatro baiano será contada no documentário 50 Anos em Cena, coproduzido pela Têm Dendê Produções e Bahia Visual, com autoria e roteiro de Alan Miranda e direção de Pola Ribeiro. Em fase de gravações e com previsão de lançamento no segundo semestre de 2021, o documentário propõe narrar a trajetória do teatro na Bahia dos anos 70 até hoje, percorrendo os principais espetáculos de cada decênio, tendo como fio condutor o veterano Hamilton Lima, que começou a carreira em 1972. O projeto tem a consultoria do professor Raimundo Matos Leão, Mestre em Artes Cênicas, professor da Escola de Teatro da UFBA e autor de “Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia”.

O documentário traz Hamilton Lima fazendo passeios pelos teatros baianos, enquanto encontra com artistas, roteiristas, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e outros profissionais que transitam pela cena do teatro da Bahia e que ajudaram a construir essa história.

Espaços como o Teatro Castro Alves, Fundação Gregório de Mattos, Teatro Vila Velha e Teatro Martins Gonçalves são registrados na fotografia de Claudio Antônio. O filme contará com entrevistas com nomes como Harildo Deda, Lelo Filho, Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles. A produção executiva é de Paula Hazin e Bruno Ramos.