A terceira edição do Treino das Meninas, evento idealizado para combater o assédio e a importunação que as atletas sofrem durante a prática das atividades esportivas, reunirá 220 mulheres, em 14 de março, no Porto da Barra. A turma, que é composta por corredoras e remadoras, tem encontro marcado a partir das 5h30 (com largada prevista para às 6h).

Idealizado pelo advogado, consultor e corredor amador Augusto “Guga” Cruz, o Treino das Meninas conta com a parceria do Sebrae Bahia, da Empresa de Turismo Salvador (Saltur), da Prefeitura de Salvador, do Forte São Diogo, que é administrado pelo Exército Brasileiro, e apoio de várias pequenas e microempresas. Nas edições de 2018 e 2019, o treino reuniu 55 e 110 atletas, respectivamente, todas convidadas.

A repercussão foi tão positiva que, como forma de democratizar o evento e, para que comporte mais participantes, foram abertas inscrições. “O esporte é um meio muito dominado pelos homens e realizar um treino só para mulheres, em que elas invadissem a orla juntas, misturadas com quem estivesse praticando esportes, seria uma boa forma de chamar a atenção e arrastar mais mulheres para a causa. Eu preciso fazer minha parte na luta contra o machismo e a masculinidade tóxica”, avalia Guga.

O Treino das Meninas é um evento sem conotação política partidária e desde 2019 que o movimento Não é Não é parceiro.