Os premiados poetas nordestinos, ganhadores do Prêmio Jabuti, Cida Pedrosa (2020) e Mailson Furtado (2018) estarão juntos na Edição Especial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), no dia 13 de dezembro (domingo), às 18h, a mesa “Poesia épica dos Brasis: o longo fôlego na contemporaneidade”. A mediação será do poeta, produtor cultural e jornalista José Inácio Vieira de Melo. O encontro será transmitido pelo canal oficial da FLIPELÔ no YouTube – www.youtube.com/flipelo – já que o evento está sendo realizado completamente on-line, devido a pandemia do novo coronavírus.

Cida Pedrosa e Mailson Furtado andam na contramão das tendências atuais, que prezam pelo verso curto e pela poesia minimalista. São parte de um time de poetas que estão resgatando o verso expansivo e a poesia de longo fôlego, estabelecendo um diálogo com a poesia épica e buscando novos caminhos estéticos.

Essa caminhada tem dado resultados positivos, a exemplos de epopeias contemporâneas como os premiados livros Solo para vialejo, de Cida Pedrosa e à cidade, de Mailson Furtado, ganhadores do Prêmio Jabuti de 2020 e 2018, respectivamente. Ambos venceram em duas categorias: Poesia e Livro do Ano.

Essa caminhada terá a FLIPELÔ como ponto de parada obrigatória. O diálogo entre a pernambucana Cida Pedrosa e o cearense Mailson Furtado será mediado pelo poeta e jornalista alagoano radicado na Bahia, José Inácio Vieira de Melo.

A programação completa da Edição Especial da FLIPELÔ está disponível no site http://flipelo.org.br/.