Familiares e amigos reunidos em uma linda e memorável sala de evento, alunos sentados lado a lado aguardando ansiosos o momento de subir ao palco e receber o tão sonhado “canudo”, homenagens presenciais aos pais, docentes e aos colegas de turma, tudo isso, regado com muita troca de afeto. Assim eram marcadas as solenidades da Pan American School of Bahia antes da pandemia da Covid-19. Para não deixar os alunos encerrarem esse ritual de passagem tão único e importante sem celebração, a escola se adaptou ao novo normal e, seguindo todos os protocolos gerais de segurança e proteção à vida estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Salvador, realizará nesta sexta, dia 4, a formatura da turma de 2020 no Big Drive In. A PASB segue o calendário acadêmico norte-americano, por este motivo, os alunos que encerraram o ano letivo em junho estão se formando neste período.
De acordo com a coordenadora de eventos da PASB, Tatiana Ramalho, para que a cerimônia possa acontecer, a instituição teve que fazer algumas adaptações e estabelecer uma série de medidas de saúde para que os 32 formandos recebam o diploma em segurança. “Inicialmente a ideia era fazer de maneira virtual, mas as famílias e alunos queriam muito comemorar presencialmente. Com a proximidade da data, a cidade de Salvador foi relaxando um pouco as medidas de isolamento, tornando possível realizar a cerimônia de formatura nesse formato”, afirma Ramalho.
Para garantir a proteção de todos, logo na chegada do evento haverá um controle de temperatura das pessoas; sem descer do carro e usando máscaras o tempo todo, os alunos e convidados serão direcionados para as vagas reservadas para poder assistir à cerimônia; cada formando terá direito a dois carros convidados, cada um com até quatro pessoas. Os convidados poderão sair de seus automóveis, mas deverão ficar apenas do lado esquerdo do carro (lado do motorista) e dentro do perímetro designado. “Todos esses ajustes foram realizados exatamente no sentido de distanciar as pessoas, respeitando as orientações dos órgãos de saúde”, completa a coordenadora de eventos.
A formanda Maria Luísa Ventura Lessa, de 18 anos, explica porque não abriu mão de celebrar o encerramento desse ciclo na presença dos colegas de classe, mesmo sendo no esquema Drive-In. “Essa ideia foi a melhor opção possível. Para muitos da turma, a PASB fez parte dos últimos 13 anos de suas vidas. Ainda que em um tempo delicado, optamos por comemorar essa conquista que é tanto pessoal quanto familiar”, destaca a jovem. “Cada um de nós cresceu não só como estudantes, mas principalmente como pessoas. Celebramos tudo o que aprendemos, lutamos e alcançamos”, afirma. A aluna ainda agradece aos familiares, colegas, professores, coordenadores e funcionários da PASB por anos tão gratificantes.
Os discursos e apresentações foram gravados previamente por uma equipe especializada, na escola, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e de segurança, e serão projetados no telão do drive-in. A entrega dos diplomas será feita pelo Diretor do Secondary School, Mr. Arturs Pilkevics, e pela Vice-Diretora, Ms. Letícia Daza, que estarão devidamente paramentados com os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para que não haja nenhum contato físico com os graduandos. Os alunos receberão os certificados dentro de suas vagas.
Segundo a coordenadora de eventos da instituição, uma das metas da escola é formar cidadãos resilientes, flexíveis e resolutivos, que saibam encontrar saídas para os desafios postos. “Essa formatura ficará na história da PASB, que, mesmo em tempos tão atípicos e desafiadores, buscou uma alternativa para celebrar o fechamento deste ciclo, com toda a segurança que este momento impõe. A emoção de comemorar uma data tão especial ficará eternizada na memória dos alunos”, diz. Ainda de acordo com Tatiana, realizar essa cerimônia, mesmo que no formato Drive-In é encerrar uma etapa importante na vida dos graduandos na instituição. “Festejar esse momento é proporcioná-los a sensação de dever comprido e de que já estão prontos para iniciar uma nova e importante etapa de suas vidas, a universidade”, finaliza.