Identidade é algo essencial a qualquer tipo de negócio e no setor de bebidas não é diferente. Com o ganho de força das discussões sobre questões sociais e transformações no cenário, isso fica ainda mais evidente. Justamente por isso, o último episódio do BCB Shots, série de webinars gratuitos do BCB São Paulo, terá como tema “Conceito, valores e posicionamento de marca”. A apresentação que trará especialistas para mostrarem a importância da comunicação dos negócios, o que envolve a gestão de pessoas, está marcada para terça-feira, 11, às 15h.

Carolina Oda, Embaixadora do BCB São Paulo, e Marco De la Roche, Diretor de Educação do evento, seguem como mediadores. Desta vez, os convidados são: Andressa Cabral, Head Chef do Meza Bar e professora na Faculdade de Gastronomia da Univeritas; Eduardo Titton, fundador dos bares Vasco da Gama, 1020, Agulha e Linha; e Facundo Guerra, Diretor Executivo do Grupo Vegas, que inclui bares como o Volt, Z Carniceria, Lions Nightclub e Yacht.

Depois de abordar sobre tendências, ingredientes, gestão e processos, é hora de trazer o lado humano para o centro das discussões, o que, segundo Carolina Oda, impacta diretamente na identidada das marcas. “Quando falamos de conceito, falamos do tipo de negócio, o que abarca valores. O posicionamento é a decisão de declarar ou não estes valores. No cenário atual, as pessoas têm exigido mais posicionamento das marcas e queremos passar a mensagem de como é preciso analisar questões humanas, que envolvem tanto os consumidores como os profissionais do setor”, afirma Carolina.

Para Andressa Cabral, a humanização da estrutura é um ponto fundamental, principalmente, quando o assunto é hospitalidade. “É mandatório respeitarmos as pessoas e as opiniões que possuem, principalmente em um momento em que todos estão sofrendo. Sendo assim, a gente precisa recuperar uma relação de confiança, e, para isso, as marcas precisam se posicionar, mostrando sua verdade e sendo transparentes”, diz.

Já Eduardo Titton lembra que a necessidade de manter a conexão com os consumidores também exige que negócios se posicionem mais. Para o profissional, o momento pediu, inicialmente, reflexão, mas agora solicita por mais ação.

“Com a pandemia, só conseguimos comunicar e vender para aquelas pessoas que têm uma sinergia com o propósito da marca, ou seja, sem uma boa definição interna e, consequentemente, externa do negócio, não é possível atingir bons resultados. As pessoas estão consumindo de forma mais consciente e as necessidades fizeram com que precisássemos olhar o que estamos fazendo para nós mesmos e para o mundo. Precisamos estar sempre abertos para entender melhor o cenário”, afirma Eduardo.

De acordo com Facundo Guerra, o que as marcas são e o que passam para as pessoas são questões que devem ser analisadas. Além disso, o conhecimento e a troca de informações contribuem para profissionais pensarem em melhores caminhos e em como valorizar a hospitalidade.

“Os negócios que mais têm defendido suas causas estão se sobresaindo porque é o que as pessoas querem. É por isso que vamos trazer para a conversa desse último episódio do BCB Shots o que tem dado certo nesse cenário e o que não deve ser feito. A gente só evolui quando adquire novas visões”, finaliza.