Neste mês, profissionais da saúde e instituições unem esforços pelo “Abril Marrom”, campanha nacional pela conscientização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce da cegueira. O período é voltado para ações de esclarecimento sobre o compromisso com os tratamentos das doenças, como o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética, além de momento para reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, o glaucoma é responsável por 12,3% dos casos de perda irreversível de visão em adultos, atrás apenas da catarata, com 47,8%, em sua condição reversível. A prevalência das doenças aumenta com a idade da população e a consulta regular ao oftalmologista é o modo de prevenção mais efetivo.

Referência em reabilitação visual com equipe multidisciplinar formada por médicos oftalmologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, o Instituto de Cegos da Bahia – ICB, através do Sistema Único de Saúde, realiza cerca de 9.000 procedimentos por mês, diagnosticando precocemente, tratando e reabilitando crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual.

Paralelo aos reforços pelo Abril Marrom, o ICB inicia neste mês o programa Doador de Visão, destinado à pessoas físicas e jurídicas interessadas em se tornar contribuintes mensais do instituto. A arrecadação será utilizada para a manutenção e ampliação dos serviços prestados na instituição, que seguem em suspensão temporária em virtude das medidas de prevenção contra o coronavírus.

Para a Assessora de Captação de Recursos e Marketing do ICB, Consuelo Alban, é necessário compreender a importância do lançamento do programa de doações ao ICB durante este Abril Marrom. “Temos a responsabilidade de fortalecer a instituição e os seus serviços em um período onde as atenções estão voltadas para a luta contra a Covid-19. Enquanto isso, doações continuam sendo importantes, pois o instituto precisa estar vivo quando esse momento passar”, explica.