Uma produção original da Bahia, feita por baianos e para baianos, o programa #Saúde chega à sua quinta temporada chamando atenção para uma questão importantíssima de saúde pública que se alastra no estado: as arboviroses. Apesar de atualmente ocuparem menos espaço na mídia, os casos de Dengue, Zika e Chikungunya se configuram como uma epidemia em muitas cidades da Bahia e exigem cuidado. Nas sete primeiras semanas epidemiológicas do ano foram notificados 5.795 casos das três doenças em toda a Bahia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), uma média de 118 notificações por dia. Somente entre os casos de Chikungunya houve um aumento de 540%.

Com objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e medidas atenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, o programa #Saúde traz dez novos episódios, cada um deles com três minutos de duração. Na tela, uma blogueira interpretada pela atriz Fernanda Beltrão conversa com o telespectador com linguagem direta, leve e bem humorada apresentando ações preventivas e dicas de saúde. Idealizado e produzido pela baiana Têm Dendê, com produção executiva de Bruno Ramos, o #Saúde está há um ano e meio no ar, e chega agora à sua quinta temporada. Entre os temas já abordados estão: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Saúde Única, bem-estar animal, Covid-19, entre outros. Exibido na TV aberta pela Band Bahia, vai ao ar sempre nos intervalos do programa esportivo Os Donos da Bola, entre 12h e 13h.

Entre os próximos episódios que irão ao ar em setembro estão: ‘Porque as arboviroses são um problema de saúde pública’, no dia 24; ‘Prevenção e cuidados em tempos de chuva’, dia 25; ‘Sorotipos principais da Dengue’, no dia 28 e ‘Chikungunya e as sequelas desta doença – como realizar acompanhamento’, no dia 30. Os episódios seguem também durante o mês de outubro. Para saber mais e rever os episódios do #Saúde acesse os canais da Têm Dendê nas redes sociais: @temdende (Instagram) e facebook.com/temdendeproducoes.