Com o sucesso de seu primeiro mês de funcionamento, que teve oito sessões com lotação esgotada, o “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” seguirá ativo nos meses de setembro e outubro. A programação, que ocorre às quintas e sextas-feiras, sempre às 20h, já tem quatro filmes confirmados: “Corpo Elétrico” (2017), de Marcelo Caetano, no dia 3 de setembro; “Los Silencios” (2018), de Beatriz Seigner, no dia 4; “Bando, um filme de:” (2018), de Lázaro Ramos e Thiago Gomes, no dia 10; e “Memórias em Movimento: A história do Balé Teatro Castro Alves” (2020), de Giovani Lima, no dia 11 de setembro, com curadoria assinada pelo NordesteLab – Plataforma de Articulação Audiovisual. Realizado no estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia, acessível pelo Vale do Canela, o projeto tem ingressos a R$ 10 por veículo, onde podem estar até quatro pessoas, à venda em www.sympla.com/goethebahia, e a receita arrecadada é doada a instituições sociais.

A partir da terceira semana de setembro, haverá uma seleção especial dentro da “Semana da Europa”, promovida pela Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de Países Membros da União Europeia (EUNIC Brasil) e pela Delegação da União Europeia no Brasil, chegando este ano à sua 16ª edição. Na continuidade, até outubro, a curadoria do “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” será feita, a cada data, por uma instituição parceira. Nesta temporada, estas próprias instituições serão beneficiadas pela arrecadação de bilheteria, e os ingressos terão preço mínimo de R$ 10, mas o espectador e seus acompanhantes poderão decidir por contribuir com valores mais altos para apoiar os espaços de cultura envolvidos.

O Goethe-Institut também tomará uma medida de democratização de acesso: serão disponibilizados dois veículos para serem utilizados por famílias ou grupos de pessoas que vivem juntas, mas que não dispõem de carro. Nas primeiras semanas, esta ação acolherá casas de acolhimento. Instituições, famílias e grupos interessados podem buscar agendamento pelo e-mail info-salvadorbahia@goehte.de. Os veículos serão completamente higienizados antes e depois da utilização.

Cinema Drive-In do Goethe-Institut

3 de setembro (quinta-feira), 20h

“Corpo Elétrico” (2017), de Marcelo Caetano

Drama | 94 minutos | Brasil | Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: O verão está chegando e Elias tem sonhado muito com o mar. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida em que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias.

4 de setembro (sexta-feira), 20h

“Los Silencios” (2018), de Beatriz Seigner

Drama | 86 minutos | Brasil/Colômbia/França | Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Amparo e seus filhos, Nuria e Fábio, chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai e a filha do casal desapareceram. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

10 de setembro (quinta-feira), 20h

“Bando, um filme de:” (2018), de Lázaro Ramos e Thiago Gomes

Documentário | 105 minutos | Brasil | Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Um documentário sobre a trajetória do Bando de Teatro Olodum na construção de um teatro afrografado, político e social. Um baú de memórias, fotos e vídeos, além de entrevistas com o Bando, colaboradores e convidados.

11 de setembro (sexta-feira), 20h

“Memórias em Movimento: A história do Balé Teatro Castro Alves” (2020), de Giovani Lima

Documentário | 90 minutos | Brasil | Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Os bastidores do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), com depoimentos de coreógrafos e bailarinos, trechos de espetáculos, fotos e filmes amadores.