A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças na rotina escolar de milhares de crianças e, também, de suas famílias. Há cerca de 50 dias orientando os filhos na educação remota, pais e responsáveis se viram ocupando uma função principal no gerenciamento da vida escolar dos filhos, enquanto convivem com as incertezas econômicas causadas pela pandemia.

Para unir forças em prol do enfrentamento dessa situação tão adversa, de forma mais coletiva e afetiva, diversas escolas de diferentes estados do país se uniram para apoiar a palestra “Somos todos mãe: aprendendo a gerar uma vida nova em tempos de incerteza”, promovida pela clínica Desenvolver Bahia, em seu instagram @desenvolverbahia, neste domingo, 10 de maio, Dia das Mães, às 18h30. Ministrada pelo psicólogo e doutor em Ciências da Educação, Dr. Alessandro Marimpietri, a live pretende usar a representação da mãe como metáfora para discutir a reinvenção dos papéis de pais e profissionais de educação, além da necessidade de despertar para uma nova forma de viver em meio ao contexto do coronavírus. “Todos que tenham filhos em idade escolar estão convidados a participar. Nosso objetivo é fazer compreender que precisamos encontrar boas saídas para viver em coletivo, fortalecendo e valorizando a educação para uma boa formação”, conta o psicólogo.

Na capital baiana, a Pan American School of Bahia é uma das que encabeça a iniciativa. Para Graziela Arakawa, Diretora de Desenvolvimento da PASB, é papel da escola dar o suporte para que as famílias continuem apoiando o processo de aprendizado das crianças em casa. “Trazer conhecimento e esclarecimento para as famílias e também para toda a comunidade escolar, através de eventos como este com especialistas, nos ajuda a estreitar o diálogo com os pais e fornecer as ferramentas necessárias para que eles lidem com esta situação, tão atípica para todos, da melhor forma possível. A eficácia do nosso ensino remoto tem sido referência para muitas escolas e fazemos questão de compartilhar para que as crianças não sofram prejuízo maior no retorno às atividades presenciais”, explica. “Por sermos uma associação de pais, mesmo distantes fisicamente, estamos muito ligados aos familiares de nosso alunos e é este espírito de comunidade que queremos fortalecer ao apoiar iniciativas como esta”, conclui Graziela.

Mais de 20 instituições de ensino em todo o país estão divulgando e apoiando a iniciativa. A também psicóloga e sócia da Desenvolver Bahia, Fernanda Burgos, conta que a grande adesão entre as escolas mostra a importância da coletividade para fortalecimento da educação neste momento: “O que também nos motivou a promover esta live/palestra foi perceber a dificuldade de diálogo entre escolas e pais durante este período de pandemia. Juntamos tantas como parceiras para mostrar que é preciso estar junto, família e escolas, para superar”.