O enfrentamento ao novo coronavírus depende de cada um de nós. Medidas simples podem diminuir a disseminação do novo vírus e , consequentemente, número de doentes novos. A recomendação dos especialistas é que as medidas para evitar o contágio sejam tomadas por todos.

Enquanto não existe vacina ou medicamento comprovado para combater o novo coronavírus, a orientação mais efetiva é o isolamento social. Ficar em casa e sair, apenas, em casos de necessidade, como a ida aos supermercados, farmácias, consultas e exames necessários evita a disseminação do vírus.

Quando for necessário sair de casa, é indicado o uso de máscaras. O infectologista e consultor médico do Sabin Medicina Diagnóstica, Claudilson Bastos, orienta como deve ser o uso. “As máscaras devem ser utilizadas a todo o momento em locais públicos. É importante que elas cubram a boca e o nariz e que sejam feitas de material descartável ou reutilizável como tecidos de algodão. O ideal é que a máscara seja usada por apenas 2h ou até 3h, excepcionalmente, e que não se tenha contato com a parte que protege o nariz e a boca, nem o rosto”, explica. Lavar as mãos com água e sabão também é uma medida simples que pode ser muito eficaz contra o novo vírus. Quando não for possível lavar as mãos, a recomendação das autoridades de saúde é que seja feito o uso do álcool em gel para a higienização das mãos.

Nos locais onde a circulação de pessoas está autorizada como clínicas, laboratórios, farmácias e mercados, a preocupação com a limpeza deve ser redobrada. Elevadores, corrimãos e maçanetas devem ser limpos de 2h em 2h com álcool 70%.

Algumas empresas tomaram medidas para proteger seus colaboradores e clientes. Na unidade do Sabin Medicina Diagnóstica em Camaçari, além da utilização de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores conforme diretrizes do Ministério da Saúde, da instalação de divisórias de acrílico, a equipe de limpeza recebeu orientações sobre a higiene do local de trabalho e houve a redução do fluxo de pessoas para o atendimento. “Continuamos recebendo os clientes e com todo o portifólio de exames disponível para atender a população. Pacientes com doenças crônicas seguem realizando seus acompanhamentos médicos contínuos e precisamos estar à disposição para atendê-los bem como toda a população. Os testes para detecção de Covid-19 não são realizados em nossas unidades, apenas em domicílio, e, em Salvador, no drive-thru e na unidade exclusiva para testes de Covid, além de hospitais para pacientes internados e em atendimento no pronto socorro”, explica a gestora regional do Sabin no Nordeste, Agnaluce Silva.

Caso apresente sintomas do coronavírus como tosse seca, coriza e dor de garganta, a pessoa deve ficar em casa e evitar contato com qualquer outra pessoa ou que frequente locais públicos ou áreas comuns de condomínios. “O paciente deve procurar atendimento médico quando sentir febre ou falta de ar”, afirma o infectologista Claudilson Bastos. Para realizar os testes capazes de detectar a doença é imprescindível a apresentação do solicitação médica.